quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vou acabar com os males do mundo. Do meu mundo.

Assolada por uma terrível dor cuja origem não se identifica, dei comigo a pensar que se pudesse acabava com a dor no mundo. Se me fosse concedida a possibilidade de acabar com um dos muitos males do mundo, acabava com a dor.

Logo de seguida, lembrei-me que a dor é um sinal de alarme que o nosso corpo nos envia para alertar de algum desequilíbrio ou enfermidade. A insensibilidade à dor é, aliás, considerada uma doença.
Ora, pois, poderia erradicar as doenças. Porém, a verdade é que as doenças são formas de o nosso corpo nos alertar para o facto de estarmos a viver em desarmonia com as leis da natureza, com o ritmo do nosso corpo. E as que não são dessa ordem, como as genéticas, por exemplo, são marcas cármicas que nos permitirão avançar, se assim o entendermos, na nossa evolução espiritual. Para além disso, a sobrepopulação mundial seria um problema bem mais sério do que aquele que temos hoje em dia.

Por falar em doença, podíamos acabar com a indústria farmacêutica. Essa sim, responsável por epidemias sérias e vírus fabricados. A natureza dá-nos tudo o que precisamos para equilibrar o nosso organismo. Porém, a indústria farmacêutica só existe por causa de interesses financeiros. E se acabasse com o dinheiro no mundo? Ah que sonho lindo... Sem dinheiro, não haveria economia nem finanças, não haveria jogo de interesses estatísticos... As pessoas teriam que dar de si e em troca receber do si do outro. Seria uma verdadeira meritocracia. Cada um de nós colocaria os seus talentos ao serviço da comunidade, valorizando o seu mérito pessoal... Sim, eu sei que já houve mundo sem dinheiro e que não se construiu meritocracia alguma, mas será que posso sonhar só um bocadinho? Já que não consigo adormecer, sonho acordada!

Portanto que mal do mundo erradicaria eu? A dor, a doença, o dinheiro... e o mundo continuaria às avessas. Podia acabar com a fome. Ou será que sem fome deixaríamos de cultivar, de trabalhar, de produzir? Tendo nós as necessidades básicas de sobrevivência asseguradas, sabemos bem que a grande maioria optaria por não fazer nada de útil com a sua vida e a vida devassa (seja lá o que isso for, mas não é coisa boa, certamente) grassaria pelo mundo - mais ainda. 

A guerra. Podia acabar com a guerra. Mas que guerras? A guerra, enquanto confronto armado? A guerra económica? A guerra psicológica?  Sim, todas essas. Ora, mas se acabasse com a guerra no mundo continuaria a haver fome, pobreza, doença, dor, sofrimento...

Mais um pouco e concluo que afinal não acabava com nenhum dos males do mundo, pois começa a parecer-me que todos eles são essenciais ao nosso equilíbrio, por mais desequilibrado que o dito seja. Efectivamente, sabemos bem que a condição humana é caracterizada pela dualidade, pelos opostos. Por luz e sombra, amor e ódio, bem e mal, paz e guerra. Não nos saberemos felizes se não tivermos conhecido a infelicidade. Sócrates, na voz de Platão explicou isto há muitos séculos atrás: só conhecemos algo pelo seu contrário.

Será possível que, se me fosse dado o poder de erradicar um dos males do mundo, eu não saberia usá-lo?!

O poder, podia acabar com o poder. A sede de poder, os jogos de poder, o poder poder. Se bem que, na verdade, o poder não é em si um mal. Eu posso fazer mal ao outro, mas também posso fazer-lhe bem. Posso ter o poder de ajudar o outro. E isso não pode ser erradicado, que é uma das poucas salvações que ainda nos resta... o poder! 

E eis que tive uma epifania… os males do mundo têm origem no uso desajustado do poder pessoal. E esse uso desajustado advém da falta de auto-estima. Quem tiver uma boa auto-estima, não precisa de se valorizar desvalorizando o outro, não precisa de se valorizar através de bens materiais, porque se valoriza como é. Quem tem excesso de auto-estima (aquele que se julga mais do que os outros) tem também uma visão deturpada de si, pelo que ama e aceita um Eu que não existe.
Com uma auto-estima e um auto-conceito equilibrados, não precisaríamos de jogos de poder, de armas, nem de adoptar comportamentos auto-destrutivos. O dinheiro serviria como aquilo que foi na sua origem: moeda de troca. E lá se iam as guerras, a pobreza… pois haveria consequentemente justa distribuição de bens e riquezas, uma vez que com auto-estima equilibrada haveria genuína entrega dos nossos talentos e qualidades ao mundo, generosidade, compaixão e altruísmo… E as doenças! A depressão, de que tanto se fala, desapareceria e a maior parte das restantes doenças também, uma vez que a origem destas é principalmente psicossomática.

O mal do mundo com que acabaria seria, então, a falta de auto-estima.


Como não posso mudar o mundo, mas posso mudar o meu mundo…

Patrícia Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário